Mecanika (França-Portugal)

"Deep News #2"


SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sub-Palco

22 de Maio às 19h e 20h (Sexta)

23 de Maio às 20h e 23h (Sábado)


Concepção e interpretação: Paulo Duarte Desenho de luz: Fabien Bossard Programação e música: Morgan Daguenet Agradecimentos: Boualeme Ben-Gueddach Produção: Mecanika Técnica: Manipulação à vista, sombras e vídeo Público-alvo: +12 Idioma: Sem palavras Duração: 15 min. Lotação Limitada
Bilheteira online





















Será possível fazer face à realidade, quando esta se instala com o seu pessimismo no nosso jornal diário?
O senhor D. tenta a sua oportunidade e mergulha no jornal com avidez... procura desesperadamente boas notícias, num mundo de fantasmas onde a matéria é mutante.
Paulo Duarte convida-nos à reflexão, através deste teatro visual em miniatura, propondo um universo onírico, entre o quotidiano e fantástico, que mistura sombras, luz, vídeo e uma marioneta...

O espectáculo de pequenas formas Deep News, inicialmente criado para o VI Great Small Works Toy Theater Festival (Nova Iorque, EUA, 2003), apresentou-se por duas vezes no FIMFA (2003 e 2005) e sofreu recentemente uma ‘recriação’, com um novo olhar artístico.



“(...) com manipulação à vista de Paulo Duarte, apresentou literalmente um espectáculo minúsculo, em que uma figurinha percorre as letras e as páginas de um livro muito maior do que ela para acabar afogada num mar de tinta (...) era para além da delicadeza e da minúcia da figura e dos seus recursos expressivos, um caso extremo em que a dimensão física do espectáculo sugeria um espaço de intimidade capaz de criar a ilusão de estarmos no âmago de um processo criativo, numa proximidade invulgar com o criador, a sua obra, o seu acto de criação.” - João Carneiro, Expresso - Actual

BIO
Paulo Duarte é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e é diplomado pela ESNAM - École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières. O seu estágio de Cenografia e Teatro Visual foi dirigido por Josef Svoboda e Leszek Madzik. Depois da sua passagem pela ESNAM fundou com David Girondin Moab a companhia Pseudonymo que co-dirigiu até 2006, e alargou as suas experiências a diversos campos: cenografia, interpretação, encenação, concepção e construção de marionetas, objectos cénicos e teatro de objectos.
Integrou a companhia Là Où – marionnette contemporaine, sediada em Rennes, dividindo a direcção artística com Renaud Herbin e Julika Mayer, de 2007 a 2011.
Trabalhou com Roman Paska, Joan Baixas, Fanfare Mineable, CRÉA – Théâtre de Tournai, Zaven Paré, Allen Weiis, entre outros. Dirigiu diversos ateliers de formação no Institut del Teatre de Barcelona e no AMK (Turku, Finlândia).
Tem participado como actor-manipulador e construtor de marionetas em diversos projectos artísticos de várias companhias francesas, belgas, alemãs e espanholas, para além do desenvolvimento de projectos pessoais. O seu percurso desenvolve-se no cruzamento de diferentes linguagens artísticas. A companhia Mecanika é o seu novo projecto.


dEEPnEWS#2 from MECANIkA on Vimeo.

DEEP NEWS from MECANIkA on Vimeo.