Oligor y Microscopía (México-Espanha)

"La Máquina de la Soledad"


MUSEU DA MARIONETA

14 e 15 de Maio às 21h30 (Quinta e Sexta)

16 de Maio às 16h (Sábado) | 17 de Maio às 17h (Domingo) 

Estreia Nacional


Criação, construção e interpretação: Shaday Larios e Jomi Oligor Co-produção: Microscopía e Oligor, Iberescena, TNT 2014, Terrassa Noves Tendències Com a colaboração de: La Máquina de Teatro Agradecimentos: Edit, Elvira e Lourdes, Manuel e Elisa, Javier e sua mãe, David e Anita, Ivan Puig, Marcela Armas, David Continente, Catalina Juárez, Dalia Huerta e Bindu, Xavier Bobés, Jordi Fondevila, Jordà Ferré, Iazua Larios, Rober, Calandria, Claudio e Charo, Lirio e Martí, CaboSanRoque, Rinoceronte Enamorado e a todas as pessoas anónimas que de alguma forma acabaram nas gavetas e caixas de “La Máquina de la Soledad” Técnica: Teatro de objectos Público-alvo: +12 Idioma: Espanhol Duração: Aprox. 80 min. Lotação limitada




















"O futuro dos museus está dentro das nossas casas."
-Orham Pamuk

A companhia Hermanos Oligor apresentou um dos espectáculos que ficaram na história e na memória do FIMFA, “Las Tribulaciones de Virgínia”, por isso o festival quis partilhar com todos a estreia nacional do seu novo projecto, delicado e doce...

Um teatro de objectos documental... A partir de uma mala cheia de cartas de amor de 1900, encontrada no México, desenrola-se a história de um casal, Manuel e Elisa, duas pessoas que estão entre a ficção e a realidade, duas personagens desconhecidas, mas contundentes. Com uma delicadeza excepcional, “La Máquina de la Soledad” apresenta-se como um grande espectáculo de pequeno formato, a partir de um trabalho de investigação de muitos anos, um dispositivo que cria pequenos fragmentos do mundo.

“La Máquina de la Soledad” (A Máquina da Solidão) é uma investigação-homenagem às cartas, como objecto, e ao correio postal como um símbolo da humanidade. A Máquina é um livro de memórias encenado através do teatro de objectos documental. É um espaço vulnerável criado com histórias de vida, recuperadas entre as populações do México e Espanha. Esta máquina é a ampliação de um instante feito com uma tecnologia precária, minúscula, invisível, que se activa sempre que há tinta entre as mãos e um papel sobre o qual traçar um mapa textual dos sentimentos e afectos. Os seus mecanismos são as memórias que se escrevem em cada correspondência que, neste caso, foi recuperada em feiras no México e em Espanha, numa verdadeira arqueologia de objectos, imagens e histórias insólitas investigadas junto de carteiros reformados, arquivos e trabalhadores dos correios.

Oligor criou com Shadai Larios este conto de amor, um espaço íntimo, quase secreto, que chega pela primeira vez a Portugal, vindo do outro lado do oceano e onde todos os mundos são ainda possíveis. A oportunidade única de desfrutar de um momento mágico num espaço íntimo, cheio de sensações.
Uma verdadeira viagem emotiva para cerca de 46 espectadores.



BIO
Este é o primeiro projecto conjunto de Shadai Larios da companhia mexicana Microscopía com Jomi Oligor, dos Hermanos Oligor, mas o imaginário de ambos há muito que os unia. Antes deste encontro, ambos sentiam uma atracção especial por objectos, pela sua fragilidade, memória, micrologia e mecanismos.
Jomi é um dos elementos dos Hermanos Oligor. Naturais de Tudela (Navarra), Jomi e o seu irmão Senen estudaram Belas-Artes em Cuenca e invadiram durante meses o atelier do artista Manolo Martín. Depois desta experiência, fecharam-se durante três anos numa velha cave de Valência para criarem um mundo insólito de marionetas e artefactos mecânicos, recorrendo a objectos reciclados. Deste intenso trabalho surgiu “Las Tribulaciones de Virgínia”, que esteve em tournée mundial durante cerca de 12 anos.
Microscopía é um grupo-laboratório de investigação cénica centrado nas possibilidades criativas “da pequena escala”: objectos, maquetes, móveis, brinquedos, sombras, mecanismos. Dirigido por Shadai Larios e fundado em 2003, em Barcelona, tem diferentes peças, as quais tem trabalhado no México e na Europa. A companhia investiga as atmosferas intimistas, as sensações de ternura, a poesia das imagens e o enigma do insignificante. Microscopía Teatro procura criar projectos de inclusão social e de filosofia da cena através dos valores da miniaturização e das faculdades dissociativas do teatro de objectos. Está associado à companhia Hermanos Oligor, desde 2013, com quem aprofundam as possibilidades documentais da matéria.
Shadai Larios tem um doutoramento e um mestrado em Artes Cénicas pela Universidade Autónoma de Barcelona e Institut del Teatro de Barcelona, especialista em semiótica poética recebeu o Prémio Internacional de Ensaio Teatral em 2010.


La Máquina de la Soledad. Microscopía y Oligor from Microscopia y Oligor on Vimeo.

La Máquina de la Soledad. Microscopía y Oligor. Promo from Microscopia y Oligor on Vimeo.