Workshop

Imagens em Movimento no Espaço

Coordenação: Kalle Nio - WHS (Finlândia)

TEATRO TABORDA

19 a 23 de Maio (Terça a Sábado)


 Projecto Funicular*: um projecto de formação na área do Teatro de Marionetas 
 do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba 

Um dos momentos do Projecto Funicular ocorre durante o FIMFA Lx15, com Kalle Nio, um dos directores artísticos da companhia WHS. Kalle Nio foi o criador e intérprete do espectáculo de abertura do FIMFA Lx14, “Lähtö / Départ”, apresentado no Teatro São Luiz.

Kalle Nio é um artista visual finlandês, ligado ao novo circo e a um novo olhar sobre a magia. No seu trabalho examina os novos tipos de expressão que a imagem vídeo fornece e as suas capacidades relacionadas com o tempo e o espaço.


Destinatários: Marionetistas, actores, artistas plásticos, estudantes de artes performativas, videastas, profissionais nas áreas de cinema, audiovisual ou vídeo
N.º de participantes: 10
Horário: Terça a Sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h
Idioma: Inglês
Custo: 85€
Data limite de inscrição12 de Maio de 2015
Confirmação de participação14 de Maio de 2015

Informações e inscrições
A inscrição no workshop (sujeita a selecção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, à qual deverá ser anexado um currículo vitae actualizado e detalhado, acompanhado de carta de motivação. Pode enviar a documentação necessária via e-mail para info@tarumba.org ou projectofunicular@gmail.com.


DESCARREGUE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES
Ficha de Inscrição
Dossier
Um workshop inovador que permite a descoberta de novas possibilidades, e o encontro entre o teatro de marionetas e as novas tecnologias, dirigido a artistas interessados na utilização de projecções vídeo no seu trabalho.

Objectivos: experimentar as diferentes possibilidades que projeções e imagens em movimento podem dar a um espectáculo ao vivo e proporcionar conhecimento básico sobre ferramentas digitais de projecção no espaço tridimensional.
O workshop tem início com uma abordagem à história da imagem em movimento no contexto de espectáculos ao vivo. A partir daqui, vai debruçar-se sobre técnicas básicas de filmagem e de projecção de imagens. Durante o workshop, os participantes vão trabalhar juntos, em pequenos grupos, para realizarem diferentes testes, experiências, ensaios e pequenas apresentações. Vão tentar encontrar novas formas de combinar as projecções e vídeo mapping, com o espaço tridimensional e intérpretes ao vivo.

BIO
Kalle Nio estudou artes visuais na The Finish Academy of Fine Arts. Como mágico, especializou-se em desenvolver novos truques e formas inovadoras de magia. As suas invenções têm aparecido nas publicações profissionais mais importantes de magia, como a “Magic-Magazine”. Em 2000 ganhou o terceiro prémio no campeonato mundial de magia (FISM) na categoria de invenções. Ensinou magia em numerosas escolas de circo e de magia na Finlândia. Para além do seu percurso como ilusionista, tem trabalhado como realizador, editor e animador em programas de televisão, anúncios e curtas-metragens.
Actualmente, a sua companhia WHS dirige o espaço Teatteri Union, aberto em Outubro de 2014, em Helsínquia, com um programa inovador, que inclui teatro, novo circo, magia, cinema, conferências, entre outras actividades, e que recebeu o prémio da cidade de Helsínquia para o evento cultural de 2014.
WHS é uma companhia finlandesa de teatro visual e novo circo, especialmente conhecida pelo estilo singular de Ville Walo, que se move nas fronteiras do malabarismo, marionetas, teatro, dança, e a escala de expressão singular de Kalle Nio, que passa pelo cinema, teatro de objectos e um novo olhar sobre a magia. Os WHS já surpreenderam o público lisboeta em três edições do FIMFA com a qualidade do seu trabalho na correlação entre imagens reais e virtuais. 
Os seus espectáculos têm sido considerados inovadores pela forma como misturam diversas áreas artísticas. O grupo tem actuado com as suas criações por todo o mundo, em mais de trinta países, nos mais importantes festivais de teatro, teatro de marionetas e de novo circo.





*Projecto Funicular: um programa de formação do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba, iniciado em 2010, composto por workshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes.
O teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O actor-manipulador tem que saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e, simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o teatro de marionetas e formas animadas permite.
O primeiro conjunto de workshops decorreu em 2010, com dois criadores muito importantes no teatro de marionetas e de objectos contemporâneo, Stephen Mottram e Agnès Limbos. Em 2011 decorreu o workshop de Jim Kroupa, antigo colaborador de Jim Henson, reconhecido internacionalmente no campo da construção de marionetas e mecanismos absolutamente exemplares, com um currículo vastíssimo neste campo, quer em espectáculos, séries de televisão ou no cinema. Em 2012 decorreram os worshops “Práticas de Criação para o Público Jovem: Luz e Movimento”, dirigido por Francesca Sorgato e Flop Lefebvre; e “Atrás do ecrã: a sombra e o teatro de sombras”, dirigido por Fabrizio Montecchi, do Teatro Gioco Vita, um dos grandes mestres do teatro de sombras. Em 2013 Agnès Limbos e Nicole Mossoux, da Cie Mossoux-Bonté, dirigiram o workshop “O Corpo face ao Objecto”. Thomas Lundqvist, considerado o maior especialista europeu de Bunraku, coordenou em 2014 o workshop “Bunraku: Anatomia e Manipulação”. Em 2015 decorreu na primeira fase o workshop criado por Iris Meinhardt e dirigido por Antje Töpfer: “Corpo, Marioneta e Manipulação”.